Sobre
Dr. Daniel Moser, Referência no Tratamento da Próstata Aumentada / Hiperplasia da Próstata com HolEP e BipolEP
Sobre a Próstata Aumentada
A hiperplasia prostática benigna ou aumento benigno da próstata é uma doença altamente prevalente na população masculina. Esse aumento se acentua a partir dos 50 anos, podendo chegar a quase 80% dos homens com mais de 70 anos de idade.
Os sintomas mais comuns são dificuldade para iniciar a micção, jato urinário fraco, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e necessidade de levantar durante o sono para urinar.
As opções de tratamento são terapia medicamentosa e cirúrgica. Os medicamentos não promovem a cura, mas apenas o controle dos sintomas. O tratamento cirúrgico pode promover a resolução definitiva do problema. As técnicas de ENUCLEAÇÃO ENDOSCÓPICA DA PRÓSTATA são consideradas os tratamentos de escolha pela maioria das sociedades Urológicas Internacionais. As duas principais são o HOLEP e o BIPOLEP.
Sobre a Enucleação Endoscópica da Próstata HoLEP e BipolEP:
A enucleação pode ser feita com Laser de Holmium (HoLEP), Laser de Thuliam (ThuLEP), Laser Verde (GreenLEP), Energia Bipolar (BipolEP).
A enucleação endoscópica da próstata nasceu em 1983 no Japão, utilizando energia monopolar com Dr. Hiraoka. Ganhou notoriedade na Nova Zelandia no finla da década de 90. Após 2010, outras fontes de energia também passaram a ser utilizadas (BipolEP, ThiulEP, GreenLEP). Segundo a literatura especializada não há diferença nos resultados entre essas duas técnicas, uma vez que a fonte de energia utilizada é apenas um detalhe.
Energias que Dr. Daniel Moser utiliza para a enucleação da próstata:
Atualmente utilizamos o HoLEP e o BipolEP. Em relação ao HoLEP oferecemos lasers de alta potência para garantir os melhores resultados ao paciente. No BipolEP dispomos dos renomados equipamentos alemães da marca KARL STORZ, com a unidade geradora de energia AUTOCOM III 400 e o morcelador DRILL CUT.
Vantagens da enucleação endoscópica da próstata HolEP e BipolEP:
Em relação à cirurgia robótica, videolaparoscópica e aberta: a cirurgia é feita inteiramente pela uretra, sem cortes
Em relação à ressecção endoscópica da próstata de próstata e cirurgia aberta:
- Tempo de internação é em geral de um dia, contra 3 a 5 das demais;
- Tempo de uso de sonda vesical é na quase totalidade dos casos de um dia, contra 3 a 7 dias das demais técnicas
- Risco de sangramento é mínimo;
- Resultado definitivo, diferente da ressecção endoscópica da próstata, que tem altas taxas de recidiva e necessidade de reintervenção.
Porque procurar Dr. Daniel Moser antes de ter sua próstata operada
Dr. Daniel Moser reside e atua majoritariamente na cidade de São Paulo. Atende também em Brasília e Campinas. Realiza cirurgias demonstrativas de HolEP e BipolEP em todo país.
Dedica-se exclusivamente à enucleação endoscópica da próstata e às disfunções miccionais. Isso garante três aspectos essencias que muitas vezes não são observados pelo paciente que procura esse tipo de cirurgia:
1) melhor entendimento da real necessidade e do momento correto para realização de uma cirurgia da próstata, encarando o paciente como um todo e não apenas como “uma próstata a ser operada”. Dr. Daniel Moser, acredita que é mais importante saber quando não indicar uma cirurgia, do que quando indicar. A integridade e segurança do paciente SEMPRE devem vir em primeiro lugar;
2) melhor tratamento das disfunções miccionais decorrentes do aumento prostático e assertividade na reabilitação em situações nas quais o músculo da bexiga pode ter sofrido consequências da obstrução prostática;
3) De acordo com trabalhos publicados na área, a repetição e dedicação exclusiva leva a melhores resultados. Esse hoje é o foco de nosso trabalho.
Dr. Daniel Moser Já realizou cerca de 300 procedimentos desse tipo até o ano de 2022 e é idealizador do primeiro curso de treinamento de enucleação endoscópica de próstata do Brasil. Viajando regularmente para cirurgias demonstrativas por todo o país, nos últimos 2 anos, foram 17 Estados visitados e mais de 100 urologistas treinados na técnica de enucleação endoscópica da próstata. Possui formação sólida e é líder de opinião na técnica no país. Alguns pontos de destaque no seu curriculum:
- Formado em Medicina pela Unicamp (2004);
- Residência em Cirurgia Geral pela Unicamp (2007)
- Residência em Urologia pela Unicamp (2010)
- Mestrado pela Unicamp (2012);
- Doutorado pela Unicamp (2017);
- Especialização em Disfunções Miccionais na Northwest Lousiana Fellowship / EUA (2018)
- Professor Assistente do Grupo de Disfunções Miccionais da Urologia Unicamp de 2010 a 2019;
- Professor do Programa de Pós-graduação do Instituo D´Or de Pesquisa e Ensino (2020 - atual)
- Coordenador do Programa de Fellowship em Urodinâmica e Disfunções Miccionais da Rede D´Or (2020 – atual)
- Idealizador do Curso Urodinâmica Padrão do Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (2019 - atual)
- Responsável do Setor de Urodinâmica do Hospital Vila Nova Star / SP – Rede D´Or (2019 - atual)
- Responsável pelo Setor de Urodinâmica do Hospital DF Star / Brasília – Rede D´Or (2022 - atual)
- Co-fundador do Instituto Insigne, Plataforma de Ensino à Distância Especializada na Área da Saúde www.institutoinsigne.com.br (2020 - atual)
- Idealizador do primeiro curso de treinamento de urologistas na técnica de enucleação endoscópica da próstata no Brasil (2022);
- Cerca de 20 publicações científicas em revistas urológicas nacionais e internacionais;
- Palestrante nos Congressos Europeu e Americano de Urologia (2022)
- Cerca de 300 enucleações endoscópicas da próstata realizadas até o ano de 2022
- Coordenador da Área de Hiperplasia Prostática Benigna da Sociedade Brasileira de Urologia (2022-2023);
Outros diferencias: Pioneirismo, Versatilidade e Segurança
Dr. Daniel Moser possui o grande diferencial de oferecer tanto o HolEP, quanto o BipolEP. O que isso significa na prática, se não há diferença nos resultados independente da fonte de energia utilizada? PIONEIRISMO, VERSATILIDADE E SEGURANÇA ao paciente.
PIONEIRISMO: Dr. Daniel Moser realizou sua curva de aprendizado inicial no HoLEP. Depois expandiu seus horizontes e alinhado com outros grandes líderes mundiais, passou também a oferecer e treinar médicos no BipolEP. Com isso teve papel relevante na disseminação da enucleação endoscópica da próstata no Brasil. Acredita que a melhor forma de se tornar um líder de opinião e expert na área é através do compartilhamento do conhecimento.
VERSATILIDADE: os resultados utilizando as diferentes fontes de energia são os mesmos. Partindo desse princípio, podemos oferecer a energia que mais se adequada ao convênio e necessidade do paciente.
SEGURANÇA: em todos nossos procedimentos de HolEP temos em sala cirúrgica o BipolEP, trazendo mais segurança ao ato cirúrgico.
Acredito que o comprometimento, atualização contínua e
tecnologia são essências para um tratamento de alta qualidade.
-
1999 – 2004
Graduação em Medicina
Universidade Estadual de Campinas
UNICAMP -
2005 – 2006
Residência em Cirurgia Geral
Universidade Estadual de Campinas
UNICAMP -
2007 – 2009
Residência em Urologia
Universidade Estadual de Campinas
UNICAMP -
2012
Pós-Graduação - Mestre em Urologia
Universidade Estadual de Campinas
UNICAMP -
2017
Pós-Graduação - Doutor em Urologia
Universidade Estadual de Campinas
UNICAMP -
2018
Northwest Louisiana Men's Health Fellowship
Shreveport, Louisiana USA
Programa de Preceptoria em Cirurgias Urológicas
Este programa permite que o preceptor (profissional com larga experiência em um determinado tipo de cirurgia), possa estar junto com médicos das mais diversas regiões do país para otimizar os resultados cirúrgicos de pacientes que precisam realizar cirurgias de alta complexidade fora dos grandes centros.
O programa permite obtenção de melhores resultados cirúrgicos através do auxílio do preceptor, que nada mais é que um super-especialista na área.
Uma das atividades mais relevantes na carreira do Dr. Daniel Moser é o ensino. Dentre as inúmeras atividades de ensino que desenvolve, a Preceptoria em Cirurgias Urológicas tem grande destaque. O programa de preceptoria permite que o professor vá até um outro colega da área, realize com ele cirurgias de grande complexidade e compartilhe toda sua experiência da maneira mais prática possível.
Dr. Daniel Moser é especialista em DISFUNÇÕES MICCIONAIS E SEXUAIS. Realiza POR TODO O PAÍS Cirurgias para Incontinência Urinária Masculina e Feminina (Esfíncter Artificial e Sling), Implantes de Próteses Penianas (infláveis e semi-rígidas), Cirurgias Prostáticas a Laser (Green Light Laser, Holmium Laser, Plasma Buttom), Prolapsos Genitais (Cistocele, Retocele) e Cirurgias de Uretra.
Viajando por todo o país, a convite de colegas urologistas e ginecologistas, que desejam aprimoramento em técnicas cirúrgicas complexas, Dr. Daniel Moser tem enorme prazer em compartilhar seus conhecimentos adquiridos ao longo de anos de trabalhos e pesquisas como Professor de Urologia na Unicamp.