Na manhã do dia 30.07.2017 Prof. Daniel Moser estve no Hospital Santa Marta em Taguatinga, cidade satélite de Brasília/DF, para realização de duas cirurgias de prolapso vaginal em conjunto com Dr. Moisés e Dr. Vinícius. Na ocasião foi possível grande troca de experiências e aprendizado mútuo. As cirurgias ocorreram sem intercorrências e fazem parte do programa de preceptorias em cirurgias pélvicas, realizado por todo o país com apoio da empresa Promedon.
Na foto: Dr. Moisés, Prof. Daniel Moser e Dr. Vinícius
O prolapso do primeiro caso apresentava lesão em remissão que não cicatrizava apesar do longo período em uso de estrogênios tópicos. A estratégia foi acessar o ligamento sacroespinhoso através da parede vaginal posterior, sem entrar em contato com a área em processo de cicatrização. Correção realizada com tela Splentis da empresa Promedon.Trata-se de uma tela de pequenas dimensões, com consequente menor risco de erosão e complicações locais.
No segundo caso, um prolpaso com predominância do nível 1 associado a componente de nível 2. Realizada correção com tela Calistar S (Promedon). Nos detalhes pode-se observar a dissecção do defeito, posição do sistema de fixação no dedo indicador do cirurgião e prolapso corrigido.