Av. Pres. Juscelino Kubitschek 180, 12º andar – Itaim Bibi – São Paulo/ SP
- (11) 91201-8181
Av. Benjamin Constant, 1991 – Cambuí – Campinas/SP
- (19) 97138-3248 / (19) 2127-2900

ENUCLEAÇÃO DE PRÓSTATA - HOLEP - BIPOLEP

HolEP e BipoLEP são técnicas utilizadas para realizar a enucleação endoscópica da próstata. Trata-se de uma moderna tecnologia utilizada para tratar a próstata aumentada / hiperplasia da próstata de forma eficaz, menos invasiva e definitiva. “Enculeação” significa retirar todo o miolo da próstata, ou seja todo o tecido que cresceu e impediu a livre passagem da urina. As técnicas convencionais como a RTU (raspagem da próstata) não conseguem retirar todo esse tecido, levando a necessidade de novas intervenções no futuro. “Endoscópica” siginifica por dentro da uretra, ou seja, utilizando uma via natural já existente. Existem outras formas de enucleação, mas muito mais invasivas. Na Enucleação aberta é necessário fazer uma grande incisão na barriga e na bexiga do paciente. Na Enucleação robótica, apesar de menor, também é necessário fazer uma incisão na barriga e na bexiga do paciente para poder enuclear e retirar o tecido enucleado. O HOLEP e o BIPOLEP são, portanto, as únicas técnicas que permitem enuclear a próstata pelo canal urinário, a uretra.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE HOLEP E BIPOLEP?

Ambas são técnicas utilizadas para realiar enucleação endoscópica da próstata. Perceba que a terminação de ambas as palavras são as letras “EP” de “enucleação da próstata”. O que irá diferir é apenas o tipo da energia utilizada. A enucleação de próstata pode ser feita com diferentes tipos de energia e com os mesmíssimos resultados. HOLEP é feito com Laser de Holmium e BIPOLEP comenergia bipolar. O Laser de Holmium é utilizado desde o fim da década de 90 e a energia Bipolar ganhou notoriedade mais recentemente ao conseguir replicar os resultados do Laser de Holmium, no entatno com menores custos. Não há diferença entre as taxas de incontinência urinária, sangramento e recuperação entre as diferentes fontes de energia. Além dessas energias, pode-se utilizar o Laser Verde (Greenlight), o Laser Thulium e o Laser Thulium Fiber. A energia é apenas um detalhe.

O grande diferencial na técnica, é sem dúvida, a habilidade individual do cirurgião e seus resultados pessoais. Portanto, antes de submeter a uma cirurgia de HOLEP ou BIPOLEP, procure conhecer muito bem o centro e a experiência do cirurgião. Dr. Daniel Moser, coordena o Centro Avançado da Próstata do Instituto Cavalcanti e do Campinas Day Hospital, é referência na técnica não só no país, mas como em toda América Latina. Desde 2016, já realizou mais de 500 procedimentos (130 deles só em 2022), além de ter treinado mais de 200 outros urologistas na técnica. Idealizou o Congresso Brasileiro de Encleação Endoscópica da Próstata, oiperou em 22 Estados do Brasil (até 2022) difundidndo a técnica, diversos países da América Latina e é autoridade nesse tipo de procedimento.

Contato direto pelo Whatsapp