Rua Tabapuã, 1123 Edifício Spazio - Itaim Bibi São Paulo/SP
- (11) 3167-3886
- (11) 3848-3887
Av. Andrade neves, 707 Sala 902 - Campinas/SP
- (19) 3231-3248
- (19) 3232 9599
- (19) 97138 3248

ESFÍNCTER ARTIFICIAL E SLING

ESFÍNCTER ARTIFICIAL E SLING

O esfíncter artificial é o que há de mais moderno e eficaz para o tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia radical. Utilizado, em geral, para casos com incontinência grave, ou seja, grandes volumes de perdas urinárias decorrentes de lesão extensa do esfíncter urinário durante a cirurgia para retirada da próstata. Esta cirurgia, é considerada de alta complexidade e requer a presença de um especialista na área para sua realização.

Para os casos nos quais a incontinência não é tão grave (volume de perdas menores que 400g em 24h) uma ótima opção é o sling masculino. Um dispositivo de fácil implantaçãoo, com menores taxas de revisão que o esfíncter artificial e que não requer manipulaçãoo para seu funcionamento. Além disso o sling também pode ser utilizado para mulheres, sendo o tratamento mais utilizado em todo mundo para a incontinência urinária feminina.

Dr. Daniel Moser é especialista na área e preceptor para implante do esfíncter artificial. (Saiba mais em: Programa de Preceptoria para Cirurgias Urológicas do Assoalho Pélvico)

Para você ter uma idéia de como é feito o implante do esfíncter artificial, preparamos a sequência de slides abaixo:

Resumo da técnica de sling masculino - Vídeo Daniel Moser

SLING

O sling masculino é uma excelente opção para o tratamento da incontinência pós-prostatectomia radical. Com o aprimoramento da técnica, os resultados são cada vez melhores. O grande desafio em relação ao sling masculino é saber se o paciente é um candidato ideal para o método. Candidatos ideais são aqueles que ainda possuem um bom grau de atividade do seu esfíncter urinário, ou seja, que não sofreram grandes danos ao esfíncter durante a cirurgia de prostatectomia radical. Aqueles que possuem maiores graus de lesão do esfíncter precisarão de um outro tipo de cirurgia (Esfíncter Artificial).

Existem muitas vantagens do sling sobre o esfíncter, dentre elas: menor custo, cirurgia menos complexa, menor taxa de revisões, não há necessidade de manipulação do dispositivo para iniciar a micção. No entanto, é importante relembrar que ele só irá funcionar para pacientes que não sofreram grandes lesões no seu mecanismo de continência durante a prostatectomia radical.

Dr. Daniel Moser, é especialista na cirurgia de implante de Sling Masculino e desenvolve trabalho de preceptoria com a técnica (Saiba mais em: Programa de Preceptoria para Cirurgias Urológicas do Assoalho Pélvico ).